sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Homenagens marcam dia da Consciência Negra na Câmara Municipal

Os tambores rufaram no Plenário da Câmara de Vereadores de Teresina na manhã desta sexta-feira (25) durante Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Além de relembrar a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares em 1695, a solenidade homenageou personalidades que prestaram relevantes serviços em prol da população negra.
Sessão homenageou povo negro

Os homenageados foram indicados pelos vereadores Pastor Levino de Jesus (PRB ), Rosário Bezerra (PT) e Edvaldo Marques (PSB). São eles: Sônia Terra, diretora de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) e fundadora do movimento “Coisa de Nêgo”; Irene Nogueira Costa, agente de Pastorais Negros no Piauí; o professor doutor Elio Ferreira de Souza; o coordenador da Comissão Estadual de Saúde da População Negra, Ruimar Batista da Costa; a médica Alice Aparecida Zoraia e o professor Frederico Kaiser Elvas de Sá Segundo.

A sessão, proposta pela vereadora Rosário Bezerra, foi incluída, a partir de agora, no calendário oficial da Câmara, onde três personalidades devem ser homenageadas todos os anos. Para o vereador Levino de Jesus, a capacidade da população negra vem sendo provada a cada dia e que seus representantes ocupam hoje posições privilegiadas na sociedade. “Basta lembrar que a maior potência mundial, os Estados Unidos, é comandada por um negro, no STJ também temos um representante negro e que no nosso parlamento somos dois dessa raça, eu e Rosário Bezerra”, enfatizou.

Levino entrega certificado a professor Frederico

Levino explicou que sua indicação, o professor Frederico Kaiser, é presidente estadual da Juventude Republicana Brasileira, movimento ligado ao PRB e que mereceu a honraria por desenvolver um trabalho de fibra com a comunidade jovem, especialmente no combate às drogas. “É o que todos nós devemos fazer, garantir um futuro seguro para nossa juventude”, ressaltou.

Edvaldo Marques faz homenagem surpresa a vereadores negros

A surpresa ficaria para o final da solenidade. Levino de Jesus e Rosário Bezerra também foram homenageados pelo presidente da Casa, Edvaldo Marques (PSB). “É necessário resgatar essa dívida histórica com os negros, com ações que promovam oportunidades a todos”, declarou Levino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário